Rinoplastia em Fortaleza

Saiba onde fazer cirurgia de nariz (rinoplastia em Fortaleza) em uma das clínicas mais renomadas do estado do Ceará.

A Rinoplastia é uma especialidade muito particular do Cirurgião Plástico. Graças a sua dupla formação (Cirurgia Plástica e Otorrinolaringologia), e na condição de membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, possui grande experiência na realização deste procedimento, tendo realizado mais de 2000 (duas mil) cirurgias de nariz na última década.

Nosso médico tem como filosofia que esta cirurgia é uma cirurgia única (por muitos considerada a cirurgia estética mais complexa), podendo ser realizada tanto por um otorrinolaringologista como por um cirurgião plástico, porém, o cirurgião deve ter a formação adequada para realizar a cirurgia completa.

Infelizmente, dentre todas as cirurgias plásticas, é na rinoplastia que os pacientes mais escutam histórias de resultados ruins, artificiais e de problemas respiratórios após sua realização. A rinoplastia realmente é a cirurgia mais “elaborada”, necessitando de um cirurgião plástico experiente e perfeccionista, e de preferência especialista neste procedimento.

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor:

Embora não exista a especialidade “rinoplastia” ou “rinologia”, existem profissionais que se dedicam mais a determinado procedimento. As especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para o tratamento cirúrgico (estético e funcional) do nariz são a otorrinolaringologia e a cirurgia plástica.

INDICAÇÃO/FINALIDADE:
Esse tipo de cirurgia é indicado para reparação de algumas irregularidades do contorno nasal, com o objetivo de promover um equilíbrio entre a sua forma e a face. A rinoplastia estética é um dos mais tradicionais procedimentos no campo da cirurgia plástica.

TÉCNICA:
A rinoplastia estética é planejada de acordo com as imperfeições estéticas apresentadas por cada nariz, por isso os casos são analisados isoladamente.
Na cirurgia mais completa, é realizada uma remoção da saliência óssea do dorso nasal (GIBA), o estreitamento da pirâmide nasal, o afinamento e a elevação de sua ponta.

RESULTADOS:
Apesar da ansiedade de muitos pacientes em ter o resultado final o mais rápido possível, o resultado definitivo da rinoplastia estética é progressivo, na maioria dos casos, é notado após o 12º mês. Com a retirada do molde plástico (Aquaplastic) por volta do 7º dia, pode ocorrer um edema (inchaço) que vai diminuindo com o transcorrer do tempo. Um curativo de Micropore (fita adesiva) é mantida entre o 8º e o 15º dia.

rinoplastia-fortaleza

PERÍODO DE INTERNAÇÃO:
Geralmente entre 12 a 24 horas.

ANESTESIA:
Local com sedação, ou geral.

TEMPO CIRÚRGICO:
Geralmente cerca de 90 minutos.

PÓS-OPERATÓRIO:
Dependendo do caso, pode ser utilizado tamponamento nasal com gaze vaselinada, de 12 a 24 horas.
Recomenda-se que, nas primeiras semanas, o paciente evite atividades físicas e deite-se sempre de costas. A exposição ao sol é permitida após o 30º dia. Os pontos são absorvidos naturalmente pelo organismo.

COMUNICADO IMPORTANTE:

Diante das variações técnicas que existem para a Rinoplastia, é importante uma boa avaliação com o cirurgião plástico para definir a técnica mais adequada para cada caso. É importante ressaltar que os cuidados no pós-operatório, bem como a reação do organismo à cirurgia são determinantes para o resultado final satisfatório do procedimento. O risco de complicações ou intercorrêcias como: seroma, hematoma, infecção, fibroses, quelóides, embolia dentre outras, podem ser de 1 a 3% independente da técnica empregada.

Cirurgia Endoscópica

A cirurgia endoscópica nasossinusal é uma forma relativamente nova de realizar a cirurgia da cavidade nasal e seios paranasais. Nesta cirurgia são utilizados endoscópios acoplados a micro câmeras (utilizamos as de fabricação alemã – marca STORZS), que permitem a manipulação das estruturas nasais de forma minuciosa e menos traumática, devido a fabulosa visualização proporcionada por esta tecnologia.

Esta técnica operatória possibilita o tratamento das rinossinusopatias e das causas de obstrução nasal, evitando em quase todos os casos a utilização dos terríveis tampões nasais do passado. Com muita freqüência realizamos a cirurgia da porção interna nasal associada a rinoplastia, proporcionando não somente a melhora estética, mas a melhora também da respiração e das sinusites.

Cirurgia Plástica do Nariz

Duração: 2 horas.

Anestesia: geral (preferencial) ou local + sedação.

Internamento: 12 a 24 horas.

Orientações Pré e Pós-operatórias:

  • Não utilize medicações contendo AAS ( Ácido Acetilsalicílico ) ou derivados por 2 semanas antes e 1 semana após a cirurgia do nariz.
  • Evite ainda o uso de vitamina E (mais que 600U/dia), vitamina C (mais que 1g/dia), Ginko Biloba, Arnika, Ginseng ou outras ervas medicinais por 1 semana antes da cirurgia.
  • Evite ainda o uso de qualquer medicação antinflamatória ( diclofenano, nimesulida, cetoprofeno, dentre outros ) por 1 semana antes da cirurgia.
  • Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tomar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 7 dias.
  • Tenha repouso absoluto e inclusive evite baixar a cabeça nos 2 primeiros dias após a cirurgia.
  • Esforços físicos acentuados são permitidos somente após 30 dias.
  • Evite o sol por 2 meses. Após este período use filtro solar com FPS igual ou maior que 30.
  • No caso de cirurgias nasais apenas funcionais ( sem rinoplastia ), não há necessidade de evitar a exposição solar.
  • O curativo externo é removido por volta do 7º dia pós – operatório. Durante este período não retire, nem molhe o curativo.
  • Para limpar a pele da face use uma gaze com sabonete líquido.
  • Os cabelos podem ser lavados com a cabeça para cima ( tipo em salão de beleza ).
  • Serão prescritos antibióticos, antiinflamatórios e cuidados locais no pós – operatório.
  • Pode-se realizar a remoção de crostas hemáticas das entradas das narinas com cotonete e água oxigenada (10 vol) nos primeiros dias.
  • Lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% deverá ser realizada durante todo o 1º mês, inicialmente pelo menos 4 vezes ao dia. Deve-se aspirar o soro pelo nariz e cuspir pela boca para a lavagem completa da cavidade nasal. Serão prescritas umas gotas nasais para serem utilizados após a lavagem nasal.
  • Apesar de não utilizarmos mais os antigos tampões nasais, a obstrução nasal é muito comum na 1º semana pós – operatória e é a queixa mais freqüente, podendo dificultar a lavagem nasal nos primeiros dias.
  • Pacientes portadores de enxaqueca, ou outras dores de cabeça freqüentes, estão susceptíveis a estas dores na 1º semana. Para estes pacientes serão prescritos medicações preventivas de enxaqueca e específicas para cada caso. (Não se esqueça de avisar o cirurgião plástico caso sinta dores de cabeça com freqüência).
  • Sangramentos discretos são comuns nos primeiros dias, principalmente no primeiro dia pós – operatório.
  • Sangramentos intensos são raros (cerca de 1% das cirurgias), mas podem ocorrer até que a parte interna de seu nariz esteja completamente cicatrizada ( por volta do 30º dia ). Avise seu médico imediatamente em caso de sangramento abundante.
  • A cicatrização da porção externa do nariz é demorada. Cerca de 70% do inchaço regride no 1º mês, porém, os 30% restantes demoram cerca de 1 ano.
  • Nas rinoplastias podem ocorrer equimoses nas pálpebras inferiores que regridem rapidamente ( cerca de 2 semanas ). É muito importante evitar o sol neste período.
  • A ponta do nariz freqüentemente fica dormente após a cirurgia. Não se preocupe, a sensibilidade retorna lentamente ao normal ao longo de alguns meses.
  • O uso de óculos é permitido após a retirada do curativo externo.

cirurgia-nariz

Rinoplastia aberta

A remodelagem nasal ou rinoplastia é um dos procedimentos mais comuns de cirurgia plástica realizados atualmente. Muitas vezes, a estrutura ou tamanho do nariz não é proporcional aos demais traços do rosto. Os procedimentos de remodelagem nasal podem auxiliar a corrigir a aparência desproporcional do nariz, alterar o tamanho ou formato do nariz, a largura das narinas ou o ângulo entre o nariz e o lábio superior. Além disso, os procedimentos de remodelagem nasal podem ser realizados para corrigir um defeito de nascença ou dano nasal, assim como problemas respiratórios crônicos. É importante entender que, para se submeter à remodelagem nasal é necessário ter, pelo menos, quinze anos, pois este procedimento somente deve ser realizado após o nariz desenvolver-se completamente.

Anatomia nasal

Antes de aprender como funciona a remodelagem nasal, é importante conhecer a anatomia do nariz. A estrutura do nariz é composta, principalmente, de osso e cartilagem. A porção superior do nariz é sustentada por osso. Gibas dorsais, que são áreas de cartilagem ou osso acumulados, podem formar-se ao longo do dorso ou cavalete do nariz. A porção inferior do nariz é sustentada por diferentes placas de cartilagem que se estendem lateralmente a partir do centro do nariz, enquanto a cartilagem na porção inferior do nariz é o que determina o formato e a aparência da ponta do nariz.

Como funciona a rinoplastia aberta

Durante o procedimento de rinoplastia aberta, o médico realiza pequenas incisões através da columela e na parte interna de cada narina. À diferença da rinoplastia fechada, estas incisões permitem ao médico erguer a pele do osso e cartilagem do nariz. Ao fazê-lo, o médico pode examinar com clareza a estrutura nasal e fazer os ajustes precisos na sua forma e estrutura. Utilizando instrumentos muito pequenos, o médico irá remodelar o nariz, removendo ou acrescentando osso, cartilagem e tecido para obter a aparência desejada. Embora alguns médicos prefiram a técnica aberta porque ela permite uma melhor avaliação do osso e da cartilagem nasais, ambos os tipos de procedimentos podem produzir resultados excelentes.

Preparo cirúrgico

O procedimento de rinoplastia aberta pode durar cerca de duas a quatro horas. Antes do início do procedimento, a área a ser operada será limpa e um anestésico será administrado. O médico pode optar por administrar um anestésico local e um sedativo para adormecer o nariz e as áreas próximas e você permanecer acordado, mas sonolento, durante o procedimento. Em contraste, o procedimento pode ser realizado com anestesia geral, onde você estará adormecido.

Incisões

Em geral, para iniciar o procedimento, o médico realiza duas incisões. Uma pequena incisão é feita através da columela, que é o tecido que se encontra entre as narinas, na base do nariz. Utilizando um retrator para expor o interior do nariz, o médico fará uma segunda incisão, conhecida como incisão marginal, que se estende da incisão da columela à cada narina. Utilizando um par de tesouras cirúrgicas, o médico disseca cuidadosamente a pele ao longo da incisão da columela para começar a erguer a pele da estrutura que está oculta.

Erguendo a pele

Utilizando tesouras cirúrgicas e uma série de retratores, o médico continua a dissecar cuidadosamente a pele da estrutura de cartilagem que está oculta. A pele também é dissecada do osso nasal, a fim de expor completamente a estrutura do nariz. Isto permite ao médico realizar ajustes precisos no formato do nariz.

Remodelando a ponta do nariz

Muitas vezes, a rinoplastia aberta permite ao médico alterar o formato da ponta do nariz. Em pacientes cuja ponta do nariz é larga ou bulbosa, o médico pode optar por remover uma porção da cartilagem alar da ponta do nariz. Dependendo da sua anatomia e da extensão da intervenção necessária, o médico pode optar por utilizar suturas para curvar ou retrair as cartilagens alares para criar uma ponta mais estreita ou ajustar a sua posição.

Removendo a giba dorsal

Muitas vezes, um dos objetivos principais da remodelagem nasal é reduzir a aparência da giba dorsal. Em geral, a giba dorsal consiste, sobretudo, de cartilagem e algum osso. A fim de remover a giba dorsal, o médico pode optar por utilizar um osteótomo, um instrumento semelhante a um cinzel, utilizado para cortar o osso. Utilizando o osteótomo, o médico vai esculpindo as áreas de cartilagem e osso. Após a remoção da giba dorsal, seu nariz pode ter o que se chama telhado aberto, que é o espaço aberto entre os ossos nasais. O médico pode utilizar um raspador cirúrgico fino para suavizar os cavaletes dos ossos nasais. Além disso, eles realizarão uma osteotomia para reposicionar os ossos nasais e fechar o telhado aberto.

Osteotomia

A osteotomia envolve a quebra dos ossos nasais, a fim de reposicioná-los. Embora não seja sempre necessária, a osteotomia pode ser realizada para corrigir um dorso nasal alto com uma giba dorsal, fechar um telhado aberto após a remoção de uma giba dorsal ou criar uma base mais estreita do nariz. Utilizando um osteótomo, o médico irá quebrar, com cuidado, os ossos nasais, batendo gentilmente com o instrumento ao longo do caminho designado. Uma vez quebrados, os ossos nasais são deslocados, a fim fechar o telhado aberto.

Fechamento da incisão

Uma vez que o médico tenha terminado a remodelagem nasal, as incisões na parte interna do nariz são, em geral, fechadas com fios absorvíveis. O médico pode colocar splints nasais para as vias aéreas dentro das narinas para proporcionar sustentação e estabilizar o nariz durante a cicatrização. Steri-strips serão aplicadas do lado de fora do nariz. Se os ossos nasais foram quebrados durante o procedimento, um splint nasal também será utilizado. As bandagens e o splint auxiliam os tecidos a cicatrizar e se ajustar à nova cartilagem e estrutura óssea.

Recuperação da rinoplastia aberta

Como com qualquer procedimento cirúrgico, você provavelmente irá sentir alguma dor, hematomas e edema, sobretudo, na porção superior do rosto e ao redor dos olhos. Estes sintomas irão começar a desaparecer nos primeiros dias após a cirurgia. Pontos, bandagens e os splints nasais permanecem por cerca de cinco a sete dias. Embora a maior parte do edema desapareça em poucas semanas, um edema de pouca importância pode persistir por alguns meses.

Resultados da rinoplastia aberta

Dependendo da velocidade da recuperação, os hematomas irão desaparecer e você poderá voltar ao trabalho em sete a dez dias, após o procedimento. À medida que inicia a cicatrização e o edema no rosto diminui, você irá perceber os efeitos do procedimento de remodelagem nasal. Entretanto, como outros procedimentos cirúrgicos, pode levar até um ano para se obter o resultado final. Embora os procedimentos de remodelagem nasal não pretendam alcançar a perfeição, ao ajustar a proporção e o perfil do seu nariz, a remodelagem pode ajudar a melhorar, de maneira significativa, a sua autoconfiança e aparência.

Rinoplastia em Fortaleza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *